Bem vindos ao Blog do NÚCLEO do SINTE/RN em LAJES

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Especialista de Harvard explica importância da interação família-escola

Heather Weiss destaca importância da participação da família

A diretora do projeto de pesquisa sobre interação família-escola da universidade americana de Harvard (Harvard Family Research Project), Heather Weiss, destacou os benefícios da participação das famílias no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação.
 
A exposição da especialista fez parte do painel “O fortalecimento da parceria entre família, escola e comunidade”, atividade que integrou o segundo dia de programação do evento, no dia 13 de outubro.

Heather Weiss destacou os participantes, em sua palestra via skype, a importância de parcerias entre entidades públicas e privadas na promoção de ações que incentivam o envolvimento da comunidade nas atividades escolares.
 
A pesquisadora americana também defende que, além da colaboração de entidades privadas, o apoio à mobilização da comunidade deve vir por meio de políticas públicas.
 
Ela afirma, ainda, que melhorias na qualidade da educação só serão alcançadas a partir da colaboração recíproca entre escola, família e comunidade.

A pesquisadora americana parabenizou as iniciativas dos mobilizadores sociais pela educação brasileiros como as que resultaram na criação de leis sobre Dias e Semanas de Mobilização.
 
Do mesmo modo, incentivou que o aprendizado sobre os benefícios da parceria família-escola seja compartilhado entre os mobilizadores brasileiros e de outros países, nas comunidades, nas cidades e nos estados.

Heather Weiss reforçou que um número crescente de evidências sugere que o envolvimento da família é importante para o sucesso do estudante. Pesquisas recentes têm mostrado que o envolvimento da família melhora a capacidade de leitura, a aprendizagem e as habilidades de interação social.
 
Ela ainda lembrou que as abordagens inovadoras em educação têm conectado os diversos cenários e tempos nos quais as crianças aprendem e crescem para formar sistemas de aprendizagem complementares, os quais colocam a família como parceiros fundamentais no processo de aprendizagem.
 

Participantes do Seminário acompanham exposição via Skipe

 Àmedida que tanto as pesquisas como as políticas nacionais, estaduais e municipais convergem sobre o apoio no envolvimento da família, há uma demanda crescente para que sejam oferecidas ferramentas práticas que proporcionem reflexão sobre esse tema na atualidade.
 
O compromisso da família não acontece em um vácuo. Ao contrário, requer ações acordadas entre as famílias e as escolas trabalhando em conjunto – através de reuniões de pais e professores e de outros tipos de compromisso – para apoiar o êxito dos estudantes.
 
Por meio dessa responsabilidade compartilhada, as escolas envolvem as famílias de diversas maneiras e, da mesma forma, as famílias fazem sua parte apoiando ativamente a aprendizagem e o desenvolvimento de seus filhos”, enfatizou a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário