Bem vindos ao Blog do NÚCLEO do SINTE/RN em LAJES

terça-feira, 15 de julho de 2014

FNDE realiza série de reportagens sobre ações desenvolvidas no RN


Ações educacionais de sucesso realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN estão sendo observadas de perto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Neste mês, o Coordenador de Comunicação do FNDE, Warner Bento Filho, esteve no Rio Grande do Norte visitando escolas e acompanhando os programas executados no âmbito da Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE, (PNAE, PNLD, PNBE e PNATE). O intuito da visita é a concepção de uma série de reportagens sobre a aplicação de recursos do FNDE no Estado.

A finalidade da visita é coletar material para uma série de reportagens que serão publicadas nos portais do Ministério da Educação e FNDE e também divulgadas pela imprensa de todo país, através da Agência Brasil.

Segundo Warner Filho, o objetivo do FNDE é "divulgar as boas práticas desenvolvidas, através dos programas executados com recursos do FNDE e mostrar como isso impacta, não apenas no cotidiano da comunidade escolar, mas de toda sociedade". 

Com a série de reportagens, o FNDE espera que os exemplos apresentados  possam servir de modelo e inspiração para outros estados e municípios brasileiros.
  
O RN foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos pelo FNDE por apresentar bons resultados nos serviços oferecidos pelos respectivos programas, fazendo valer, de forma positiva, os investimentos realizados pelas esferas estadual e nacional.

O repórter visitou a Escola Estadual Potiguassu, no Bairro do Igapó, em Natal, onde conheceu  o trabalho de leitura realizado na Sala de Leitura daquela unidade de ensino. Além de observar o acervo literário da escola, o jornalista entrevistou professores e alunos e, ainda, conferiu de perto  uma roda de leitura realizada pela professora Dorinha Timóteo que coordena os projetos de leitura naquela instituição. 

Para conhecer as atividades realizadas no Estado, os técnicos pedagógicos da secretaria fizeram um relato do trabalho realizado pela SEEC/RN. A coordenadora dos Programas do Leitura no estado, Erileide Rocha, expôs sobre o trabalho de remanejamento de livros didáticos e de dinamização e organização de bibliotecas que está sendo desenvolvido em todo estado.


O Coordenador dos Transportes Escolares, Pedro Fernandes, destacou a aquisição dos ônibus escolares do Governo Federal  que vem extinguindo o uso dos carros pau-de-arara para transportar os estudantes tanto da rede estadual como das redes municipais de ensino. 

Outro ponto levantado por Pedro Fernandes foi o importante trabalho de orientação que vem sendo feito junto aos gestores municipais com relação á segurança no transporte escolar que vem surtindo mudanças significativas na qualidade do serviço oferecido aos alunos potiguares. 

A série de reportagens deve ser publicada no começo de julho, nos portais do Ministério da Educação e FNDE e também divulgadas pela imprensa de todo país, através da Agência Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário